Home

O Universo Maravilhoso das PINUPs

“Sempre tive e tenho paixão por tudo que envolve o universo das Pinups...”
O intuito é transformar em realidade o sonho das mulheres de se tornar uma Pinup (nem que seja por um dia), registrando através das Fhotos, toda a sensualidade e romantismo da época.

As produções envolvem: maquilagens, cabelo, figurinos, sapatos, cenário e direção cênica para perfeita caracterização.

Atualmente, uma de minhas ocupações a que venho me dedicando com afinco, são as pesquisas. É através delas que coloco logo abaixo um breve panorama histórico da evolução dessas mulheres lindíssimas e sensuais – as PINUPS!
As Pinups Clássicas são mulheres bonitas com seios volumosos, cinturas finas, quadris bem delineados, pernas torneadas e ar sensual.


Nos anos 50
 BETTI PAGE teve uma infância e adolescência de dificuldades em Nashville, nas quais passava o tempo imitando suas atrizes de cinema favoritas. Apesar de trabalhar como modelo desde os 20 anos de idade em San Francisco, foi somente quando se mudou para Nova York, com 27 anos, que Bettie entrou para a galeria das garotas mais sensuais ao virar modelo de fotógrafos tornou-se a “Rainha das Pinups”.


Nos anos 60
Com o surgimento da Pop Arte, a fusão de pinups com a nova estética foi imediata. Os calendários, cartões e maços de cigarros que traziam as pinups eram elementos perfeitos para inspirarem os artistas pop. Primeiro, porque a Pop Arte fez uma crítica irônica da dominação que os objetos de consumo passaram a exercer sobre a sociedade e, depois, porque conceitualmente um dos objetivos da Pop Arte era o da transformação do vulgar em refinado. Assim, a imagem de Marilyn Monroe, por exemplo, foi imortalizada em quadros de Andy Warhol, o papa da Pop Arte. Além de Warhol, um dos principais artistas pop a utilizar as pinups em suas obras foi Roy Lichtensteis.

A partir dos anos 70
Com uma maior liberalização dos costumes e o avanço da indústria da pornografia, as pinups perderam bastante espaço, mas mantiveram-se no imaginário da cultura pop. O que começou como ilustrações para reproduzir a beleza estética e o poder de atração das mulheres e como forma de driblar os moralismos da época, evoluiu para a transformação das pinups em personagens de carne e osso, sejam como as atrizes no cinema ou como modelos fotográficos.

Em meados dos anos 80
Há uma retomada da estética das pinups com uma atualização que incluiu elementos futuristas e fetichistas. Neste período especializado em retratar o renascimento das pinups, vê-se nas imagens (ou “cheesecakes”, como são chamadas as fotografias de pinups) a sensualidade, o mistério e o glamour das pinups tradicionais se misturando à uma atitude mais ousada, característica das modelos.

Outra versão atual das pinups, porém com um apelo erótico extremamente exarcebado em relação às originais, aparece no site SUICIDE GIRLS (para maiores de 18 anos). Nele, modelos do mundo inteiro que foge dos padrões de beleza do universo fashion, adotam a pose de pinups nas fotografias como forma de entender e refletir um pouco mais em relação às suas vidas. O sucesso do site já levou as pinups do Suicide Girls para participação no popular seriado televisivo CSI.


Originalmente criadas e retratadas apenas por homens, as pinups foram rotuladas de mulheres fúteis e sem ocupação. Entretanto, nas últimas décadas o cenário mudou, tendo elas, o total controle de sua própria imagem e estilo.

Uma das mais ousadas é a modelo e atriz norte-americana DITA VON TEESE, ex-esposa do polêmico roqueiro MARILYN MANSON.




Márcia Pazzini



Nenhum comentário: